Featured

“Pérolas da vida real” – #4: “à moda antiga”

Era um final de tarde de verão como tantos outros. Para aproveitar os últimos raios de sol daquele dia soalheiro, decidi ir jantar fora, num daqueles restaurantes da moda e acessível a várias carteiras. Enquanto esperava pela minha refeição, apercebi-me de um casal jovem que entrava com o seu filho (à volta dos seus 5/6Continue a ler "“Pérolas da vida real” – #4: “à moda antiga”"

Featured

Estou de volta!

Olá, pessoas bonitas! Olá, Setembro! Olá, Dia Nacional do Psicólogo! 🙂 Que dia auspicioso para regressar aqui! Depois de umas prolongadas férias do mundo virtual … Estou de volta! E que saudades de vos escrever! Sabem aquela sensação de relógio de areia, em que planeamos concretizar muitas coisas, mas o tempo se escapole por entreContinue a ler "Estou de volta!"

Featured

“Pérolas da vida real” – #1: o que acontece quando fazemos o que gostamos

Lembram-se, há uns quantos anos atrás, de um slogan famoso: “Kodak, para mais tarde recordar!”?! Pois bem, eu lembro-me que esta ideia de podermos materializar memórias de pessoas, animais, locais e momentos sempre me fascinou e em muito contribuiu para que treinasse a minha capacidade de observação do mundo ao meu redor. Observar o queContinue a ler "“Pérolas da vida real” – #1: o que acontece quando fazemos o que gostamos"

Featured

Férias com crianças: sonho ou pesadelo?

Férias … aquele tão aguardado momento do ano! Dias de praia, passeios no campo, acordar sem  despertador, saborear os longos dias soalheiros sem (grandes) preocupações aproveitando cada minuto e cada raio de sol, viajar por terras mais ou menos (des)conhecidas, termos tempo para nós própri@s … Uma boa parte de nós passou o ano inteiroContinue a ler "Férias com crianças: sonho ou pesadelo?"

Featured

Aos Avós …

Os Avós … pessoas incontornáveis da nossa história individual e colectiva, a quem devemos boa parte do que somos (genética, afectiva e psicossocialmente falando). Mais presentes ou mais ausentes, é um facto inegável que os Avós se têm tornado figuras essenciais na nossa sociedade, que resistem às rápidas mudanças do conceito de família das últimasContinue a ler "Aos Avós …"

Featured

Liberta-te.

Liberta-te … de tudo o que te prende e não te deixa olhar em frente com a clareza necessária do peso de um passado que já não volta da ansiedade de um futuro que ainda não chegou das máscaras que foste vestindo e tomando como tuas sempre que o mundo te foi cruel das amarrasContinue a ler "Liberta-te."

Featured

Vamos falar de Autismo?

[Por Telma Santos – Psicóloga Clínica, com Pós-Graduação em Intervenção Multidisciplinar na Perturbação do Espetro do Autismo] “Há um menino “autista” na minha turma. Ele é mesmo diferente e especial. Não brinca com os outros meninos nem se concentra em nada. Mas às vezes também está na nossa sala e às vezes ajudo-o” (“L” –Continue a ler "Vamos falar de Autismo?"

“Pérolas da vida real” – #3: vergonhas (não tão) alheias …

Vergonha. Uma das emoções que, desde bem cedo, nos tornamos conscientes de sentir. Por diversos motivos e em diversas circunstâncias, todo/as nós já sentimos vergonha – connosco mesmo/as e com quem nos rodeia. A par do factor da desejabilidade social, a nossa autoestima tem também um papel preponderante na forma como recebemos, interpretamos e reagimosContinue a ler "“Pérolas da vida real” – #3: vergonhas (não tão) alheias …"

Querid@s Mãe e Pai Natal …

[No rescaldo desta época festiva que ainda se faz sentir, o Manel e a sua irmã Luísa puseram “mãos à obra” e escreveram uma carta à sua Mãe e ao seu Pai Natal, com um pedido muito especial … ❤ ]   Casa dos avós, 6 de Janeiro de 2018 Querid@s Mãe e Pai NatalContinue a ler "Querid@s Mãe e Pai Natal …"

Perdoa-te.

Perdoar é, possivelmente, uma das tarefas humanas mais difíceis de alcançar. Somos detentores de um vasto mundo emocional, que, tendencialmente, complexifica toda a nossa existência – para o melhor e para o pior também. E a capacidade de perdoar tem tanto de essencial ao nosso bem-estar psicológico e físico, como de penoso para o âmagoContinue a ler "Perdoa-te."

Bem-vindo, Inverno!

Olá, Solstício de Inverno! Bem-vindo, Inverno! 🙂   Aqui pelo hemisfério norte da Terra já as roupas, as mantas, os agasalhos e as bebidas quentinhas são protagonistas. Regulámos já o nosso relógio biológico para os dias com menos luz e para o frio que se tem feito sentir. Tal como as demais estações do ano,Continue a ler "Bem-vindo, Inverno!"

“Pérolas da vida real” – #2: de pequenino …

Estação de Metro em Lisboa, hora de ponta. A multidão habitual deste local e momento do dia desloca-se desenfreadamente, boa parte para o 2.º ou 3.º transporte que as levará às suas casas. Ninguém olha (com “olhos de ver”) para ninguém. Ninguém escuta ninguém. Não há tempo. Andam todos em contra-relógio, sem saber bem porContinue a ler "“Pérolas da vida real” – #2: de pequenino …"

Dietas, para que vos quero …? (por Catarina Henriques – Health Coach)

Como saber qual é a melhor dieta para mim? Nunca a alimentação teve tanto “tempo de antena” como nos dias que correm. Parece que, de repente, toda a gente acordou para uma realidade que já Hipócrates professava: “Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento”. EmboraContinue a ler "Dietas, para que vos quero …? (por Catarina Henriques – Health Coach)"